As informações abaixo foram obtidas com contribuições valiosas dos pesquisadores de história do Sul de Minas e da família: os primos Juliano Pereira de Souza e Alexandre Wellington de Souza, e Orlando Sales Filho, conterrâneo de Nova Resende. E documentos postados no FamilySearch
Registro de batismo de Francisco (clique na figura para expandir)
Árvore genealógica de Francisco Cândido de Souza
A árvore abaixo chega até os antepassados portugueses. Clique na figura para expandi-la.
Ascendência proxima
Pais: Cândido de Sousa Passos (1838-1923) e Maria Custódia dos Reis (? - 1897). Casaram-se em Passos, em 1 de março de 1862.
Avós:
Pais de Cândido: Joaquim de Sousa Passos (1800-1845) e Bárbara Maria de Jesus (1818-1888), moradores da Fazenda do Pacheco (?). Filhos: Cândido, Ana, Felisbela, Francisca, Antônio e José.
Pais de Maria Custódia: Domingos dos Reis e Silva e Maria Cândida de Jesus.
Francisco era o filho mais velho do casal.
Cândido de Souza Passos, após a morte da primeira mulher, em março de 1897, casou-se, no mesmo ano, em novembro, com Laura Ferreira Martins. Nos dois casamentos Cândido teve por volta de 16 filhos, sendo 6 no segundo casamento, conforme sua certidão de óbito..
Francisco Cândido de Souza foi fazendeiro, empresário e político, conforme registros no Almanak Laemmert e outras fontes.
Irmão e sobrinhos
Coronel João Cândido de Souza, filho do primeiro casamento de Cândido de Souza Passos, e famíliares.
Agostinho Cândido de Souza (o mais velho) e João Martins de Souza, filhos do segundo casamento de Cândido de Souza Passos.
Adelina Cândida de Souza, filha do segundo casamento de Cândido de Souza Passos, filha e netas
Vida e atuação
1895 - Em 3/8/1895 Francisco Cândido de Souza, 29 anos, fazendeiro, é testemunho de casamento da sua irmã Júlia Cândida de Souza, 14 anos, com Modesto Goçalves Pinto. Em Ventania. Júlia morreu em Pirenópolis, Pr, em 1952, deixando 11 filhos e marido. Recordações - certidão de inteiro teor - no FamilySearch.
1895 - Em 3/8/1895 Francisco Cândido de Souza, 29 anos, fazendeiro, é testemunho de casamento da sua irmã Júlia Cândida de Souza, 14 anos, com Modesto Goçalves Pinto. Em Ventania. Recordação - certidão de inteiro teor - no FamilySearch.
1900 - Diário Oficial da União, Francisco Cândido de Souza nomeado tenente da Guarda Nacional. No mesmo documento, conterrâneos cujos descendentes celebrariam casamentos: José Porfírio de Castro e Cherubino Lourenço Rosa Leão.
1895 - Em 3/8/1895 Francisco Cândido de Souza, 29 anos, fazendeiro, é testemunho de casamento da sua irmã Júlia Cândida de Souza, 14 anos, com Modesto Goçalves Pinto. Em Ventania. Recordação - certidão de inteiro teor - no FamilySearch.
1900 - Francisco e Rita, já residentes em Nova Resende, vendem casa em Ventania.
1901 - Francisco compra máquina de beneficiar café em Nova Resende.
1904 - Assinatura de Francisco Cândido de Sousa em ata da Câmara Municipal de Vila Nova de Resende.
1904 - 1908 - Francisco ocupou, por duas vezes (mandatos de 2 anos) o cargo de presidente executivo de Vila Nova de Resende. Equivalia à época ao cargo de prefeito, então inexistente. Informações do pesquisador Orlando Sales Filho, que tem documentação, coincidente com as do Almanak Laemmert.
1911 - Notícia de O Estado de S. Paulo. Francisco Cândido de Souza faz acordo político para conciliação dos partidos em Vila Nova de Rezende (Nova Resende). A atuação política estendeu-se até 1927, segundo Orlando Sales Filho.
1904 - Assinatura de Francisco Cândido de Sousa em ata da Câmara Municipal de Vila Nova de Resende.
Muito bom José. Nossa família e amigos. Parabéns pela pesquisa.
ResponderExcluir